Zumbis, um dia inevitavelmente os mortos vão se erguer de suas covas e caminhar novamente espalhando o terror entre os vivos.

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

A Menina Que Tinha Dons (Critica)


So agora pude ver o filme The Girl with All the Gifts, ao estilo THE LEST OF US o roteiro é de se aplaudir. O primeiro ato segura todos os seus desejos de contar tudo para o público, deixando o mesmo numa curiosidade mórbida que alimenta compulsivamente o desejo de saber quando, como, onde e porque aquilo que está sendo lhe mostrado está acontecendo. Deste modo, as situações vão entrando com tudo e você não consegue fazer outra coisa a não ser se recusar a piscar. Personagens bem estruturados puxam a audiência pelos cabelos nos afundando neste universo distópico e fascinante, que ao mesmo tempo é aterrorizante. O Cuidado com os detalhes e uso do material original (Livro) são bem aceitos de forma que a linguagem cinematográfica transparece para a tela sem nenhum problema. E, estamos num filme de terror de Zumbis portanto, é claro que tem que ter Gore.
O filme é um tanto sangrento mas isso é sempre bem vindo. E é aqui que entra o legal dessa história: Ao final do filme, você vai se lembrar de tudo, menos do sangue. E por quê? Porque há coisas bem mais tentadoras aqui para se tratar. O Filme se leva a sério o tempo todo, nunca dando brechas para alívio cômico e o próprio comportamento dos personagens traz a carga emocional necessária para compor as cenas, inclusive, uma vez que o público tem conhecimento de certas coisas e regras deste universo o sentimento de Horror é automático fazendo a imaginação trabalhar contra sua vontade e desencadeando possibilidades de cenários fascinantes e perturbadores. As vezes, só de alguém dizer o que acontece e descrever uma situação, já causa arrepios o suficiente e isso é incrível. E tudo isso funciona graças a direção competente de Colm McCarthy, imagens dizem mais que mil palavras e este ser humaninho sabe mostrar as coisas do jeito certo de modo que você entenda perfeitamente. Ele também sabe os valores e o peso de seus personagens e faz um filme 100% centrado neles. A Partir de suas emoções, decisões e dramas internos, é que suas próprias ações fazem com que a trama ande para frente, estamos constantemente dependendo desses personagens para absolutamente tudo e além de ser uma delícia de assistir temos sorte do elenco ser tão bom. Glenn Close, Paddy Considine, Gemma Artenton e a FANTÁSTICA atriz mirim Sennia Nenua balançam as estruturas desse filme de terror que tem muito mais a dizer do que cérebros explodindo. Dito isso, há momentos verdadeiramente assustadores aqui. Tudo bem que estamos lidando com uma história dramática mas a criação de suspense, sentimento de urgência e pavor são mantidas em momentos chaves. Momentos esses muito bem orquestrados e que compõem uma tensão palpável desde que os personagens aqui, não são completos idiotas tomando decisões ridículas e burras só pra que aconteça alguma coisa. O Roteiro nada forçado é o que realmente ajuda o resto do talento envolvido na obra. E se prestar um pouquinho mais de atenção, verá um paralelo bem legal entre essa história e a da caixa de Pandora, o que é muito legal e até te ajuda a entender melhor alguns pontos do filme. Excelente. E nos deixa com um gostinho de "Quero Mais" no bom sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário