Zumbis, um dia inevitavelmente os mortos vão se erguer de suas covas e caminhar novamente espalhando o terror entre os vivos.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

The Walking Dead: Uma comparação com os Quadrinhos "HQ’s"



Como uma obra adaptada, a série The Walking Dead poderia seguir dois caminhos: ser fiel a obra original das histórias em quadrinhos/banda desenhada, ou não. A primeira temporada do programa de TV acabou, e pode-se dizer que a série em seu começo foi bastante fiel, mas já em sua reta final desviou por outros caminhos. Algumas coisas ficaram diferentes, alguns personagens foram incluídos, outros não, e etc. Nesta coluna iremos ver alguns dos momentos fiéis e algumas das diferenças geradas na adaptação da temporada de estréia de The Walking Dead em comparação com a ordem cronológica das primeiras edições da revistas disponíveis em português. Sem spoilers pra quem já viu o final da 1ª temporada.



Pra começar, no episódio-piloto da série de TV são englobadas as duas primeiras edições da HQ. A série segue com algumas pequenas alterações e acréscimos na trama ao longo dos episódios seguintes, o que acredito tenha sido decidido para gerar um interesse maior de quem já acompanhou as revistas. A príncipio, os roteiristas souberam criar novos elementos ao mesmo tempo em que não se distanciaram por completo da história original. O lado psicológico e as relações entre os personagens não foram deixados de lado para dar maior destaque a ação, o que é muito bom, já que este é o foco e a alma da obra de Robert Kirkman. Se você, que não acompanha as revistas, se pergunta se a temática zumbi tem fôlego para muitas temporadas, saiba que a obra está com 90 edições até o momento e que somente 8 revistas foram levadas como base para esta primeira temporada do programa de TV.



A série começa exatamente com nos quadrinhos. Após uma sequência onde ele é baleado por um fugitivo, o Xerife Rick Grimes acorda do coma sozinho no hospital.



A primeira diferença considerável começa quando Rick se levanta da cama e sai de seu quarto. Enquanto na série ele encontra uma porta no hospital trancada onde está escrito para não abrir, nas HQ’s o xerife abre normalmente a tal porta e vê uma sala recheada de zumbis, e ao tentar fechá-la de volta trava uma pequena luta com um único deles e os dois acabam caindo nas escadas.




Uma outra pequena diferença houve na sua saída do hospital, na revista tudo está deserto e no seriado ele encontra uma série de corpos estendidos no chão.




Assim como nos quadrinhos, na série Rick também é supreendido por uma pancada na cabeça do pequeno Duane e vai parar na casa de Morgan Jones, onde fica um pouco menos perdido sobre tudo que está acontecendo. O drama da esposa de Morgan ter virado uma zumbi só existe na história da TV.



Uma das cenas mais comentadas do episódio-piloto também existe nas HQ’s, Rick decide por voltar para acabar com o sofrimento da zumbi rastejante.




A imagem que ilustra o poster oficial da primeira temporada da série também é tirada dos quadrinhos. Sem conseguir um carro, Rick encontra um cavalo em uma fazenda abandonada e se dirige a Atlanta em busca de sua esposa, Lori.




Já em Atlanta, ao dobrar em uma esquina o xerife também encontra uma multidão de zumbis, é atacado e cai do cavalo que acaba comido pelos mortos-vivos. A partir daí começam as maiores diferenças entre as revistas e o programa de TV. Nos quadrinhos, Rick não se refugia dentro de um tanque de guerra abandonado, ele é imediatamente salvo por Glenn.




Na série toda a história do personagem Merle Dixon e sua tirania com o grupo no prédio é inédita e não existe na obra original. Nos quadrinhos, Rick é levado por Glenn diretamente ao acampamento onde ele logo encontra sua família.




No seriado, Rick e Gleen usam partes dos mortos-vivos em suas roupas para o plano de saída do prédio. Nas HQ’s, Rick já havia chegado ao acampamento e nesta sequência eles usam pedaços de um morto-vivo que se aproximou do local para na verdade retornar ao centro de Atlanta para pegar mais armas e munição. Um ponto em comum é que nas duas versões também começa a chover e a dupla vai perdendo o cheiro no meio dos zumbis. Outra diferença é que eles não se deparam com uma gangue que está abrigada em um asilo.




A morte de Amy foi extremamente fiel a obra original. Em um momento em que tudo parece estar bem, a garota vai até o trailer e na saída é surpreendida pelo início de um ataque que abala a todo o acampamento.



Até onde estou acompanhando as revistas de The Walking Dead, as semelhanças param neste último tópico. Nas HQ’s, Jim também acaba ferido por um zumbi no fatídico ataque ao acampamento, começa a ter febre e então decide ficar para trás sozinho encostado em uma árvore.





Em sua reta final, a trama geral divergiu dos quadrinhos quase que totalmente. O personagem Dr. Jenner e o CDC nunca existiram na história original, logo, todo o episódio “TS-19″ é uma trama somente existente na série de TV. Frente a alguns protestos, o criador dos quadrinhos já alertou ao fãs mais fervorosos da obra que a série sempre voltará ao caminho original. Dizendo que o caminho original é a história dos quadrinhos, mas os roteiristas não estão presos a ela. Se uma idéia diferente aparecer e valer a pena, eles deixarão o caminho original por um episódio ou dois, mas sempre voltarão para ele. Em minha opinião particular, acho que eles cometeram um grande erro, pois o final da edição número 6 é espetacular e caberia como um excelente cliffhanger. No entanto, isso não aconteceu, deixando a todos que esperavam o acontecimento, que obviamente não vou revelar aqui, bastante decepcionados. Mais em minha opinião os dois estão ótimos.ATE+


Baixar quadrinhos (HQ) http://www.mediafire.com/?naka74tbjz18z

23 comentários:

  1. Pow muito bacana essas comparações .....realmente ta muito diferente so falta o GOVERNADOR ser o doido que o RICK cortou a mão na primeira temporada........................adorei o pôster.......acho que vou copiar...BLZ

    ResponderExcluir
  2. Também acho tomara que melhore...odiei o ultimo capítulo que assisti que o Shene fica com a Andréia nos quadrinhos eles nunca ficaram, e o pior foi a loren ter contado que ficou com o shane ele só fala isso na cadeia muito longe.

    ResponderExcluir
  3. Cara!!! To adorando a serie !!! mais depois que eu comecei a ler os quadrinhos fiquei muito viciado,,,,,fico imaginado será que vai ter tudo isso de serie ou vão fazer um resumão??? A serie já ta muito diferente dos quadrinho espero que na segunda temporada apareça o Tyreese e a Michone porque já pularam a parte que eles vão para o condomínio “WiltShire States”,,,, foram direto para a fazenda . Alem disso tem personagens faltando e o que me deicha mais com raiva e o “Carl” porra!!! Ele ta muito diferente a personalidade dele nos quadrinhos e de garoto durão e corajoso e na serie e de menino medroso e chorão.

    ResponderExcluir
  4. Porra muito bacana!!!! Não sabia que tinha revistinha da serie___ onde posso baixar??????????????

    ResponderExcluir
  5. E ai Marcos BLZ? vc pode encontrar ai ow:

    http://www.mediafire.com/?naka74tbjz18z

    ResponderExcluir
  6. Belo BLOG muito bacana so uma duvida///////////////o filme Madrugada dos mostos porque não esta em primeiro????

    ResponderExcluir
  7. Beatriz essa lista dos piores e dos melhores foi baseado em uma enquete feita por mim no Orkut. Para mim também madrugada dos mortos e o primeiro. Já na dos piores filmes, e claro que tem filmes de Zumbis em países como a índia Japão e Brasil que são horríveis mais não englobamos tanto. OK...bjs valeu o comentario

    ResponderExcluir
  8. Muito bom essa comparação. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  9. caralho!!!! agora fiquei com vontade de ler as revistinha

    ResponderExcluir
  10. Não gostei dessa sua lista de melhores filmes. Mais realmente esse filme Vanguarda e muito ruim.

    ResponderExcluir
  11. porque diabos a Sophia morreu na serie que merda. e nas HQ's ela ta vivinha da silva

    ResponderExcluir
  12. O Zumbi Branco (White Zombie, 1932), de Edward e Victor Halperin, é conhecido como o primeiro filme de zumbi da história do cinema. Na história vemos um casal passar sua boda numa mansão no interior do Haiti, onde o anfitrião, apaixonado pela mocinha, decide transformá-la numa escrava zumbi para atender seus caprichos e tê-la pra sempre ao seu lado. O vilão é ninguém menos que Bela Lugosi, famoso por interpretar o Conde Drácula. O filme é lento, mas foi o precursor do gênero e inspirou gerações posteriores, e claro, serviu de nome para aquela banda de heavy metal.

    ResponderExcluir
  13. Eu também não costumo gostar de alterações que os filmes e series fazem das HQ's. Mas nessse caso foi boa. Apanhou a todos de surpresa e teve impacto forte. Além do que será pouco provavel que os episodios da serie passem 100 edições...quem sabe...:P

    ResponderExcluir
  14. Zombies invade paradise in this exciting new survival horror title! Watch the first full length trailer and get a taste. A tropical island turns into total chaos after a mysterious zombie outbreak. Cut off from the rest of the world, the playerís only chance to survive is to fight to the ...

    ResponderExcluir
  15. A nurse, a policeman, a young married couple, a salesman, and other survivors of a worldwide plague that is producing aggressive, flesh-eating zombies, take refuge in a mega Midwestern shopping mall.

    ResponderExcluir
  16. young beautiful nurse finishes her day-shift at the hospital to return home to her beloved husband, they make love and sleep together. The next day, after her husband is killed by her neighbor next door, he suddenly comes back to life. She discovers the chaos happening in her neighborhood and escapes from her home. Soon after coming to her senses in the woods, she encounters a cop and other survivors, they decide to find safety in a mall. Soon more survivors come, and they learn that if they want to stay alive, they should stick together as the world is overrun by an army of undead. Can they survive the horror in this horrific global chaos? When there is no more room in hell, the dead will walk the earth Written by

    ResponderExcluir
  17. According to "the lost tape", which contains gun shop owner Andy's personal video diary (accessible as a bonus feature on the director's cut DVD), the main characters arrive at the mall early in the movie on May the 9th. Therefore, the movie opens a day earlier on May the 8th (Andy mentions that attacks on citizens by the undead had already started on the 7th). Andy makes his last entry just before he turns into one of the undead on June the 6th, and the movie ends on that same day (not including the footage during the end credits). This places the events of Dawn of the Dead in a space of just 29 days - and it begins and ends at dawn.

    ResponderExcluir
  18. She discovers the chaos happening in her neighborhood and escapes from her home. Soon after coming to her senses in the woods, she encounters a cop and other survivors, they decide to find safety in a mall.Therefore, the movie opens a day earlier on May the 8th

    ResponderExcluir